4 de fevereiro – Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

Mulher com laço que simboliza universal da luta contra o cancro

Esta data pretende sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro assim como alertar as entidades governamentais para a criação de programas de diagnóstico precoce, prevenção e igualdade no acesso a tratamentos.

Estima-se que o cancro mate mais pessoas por ano do que o HIV/SIDA, malária e tuberculose juntas. Apesar destes números, crê-se que com 1/3 dos casos de cancro que surgem por ano possam ser evitados com um diagnóstico adequado.

Em Angola, há um esforço por parte das entidades responsáveis de sensibilizar a população para os sinais de alerta, comportamentos de risco e importância de exames de diagnóstico, de modo a evitar que a doença seja detectada demasiado tarde.

Segundo dados do Ministério da Saúde Angolano, por ano, surgem cerca de 1300 novos casos de cancro, sendo o mais comum o cancro da mama. Na maioria, os casos são diagnosticados já num estado muito avançado, reduzindo drasticamente a probabilidade de vencer a doença.

A falta de técnicos especializados, as dificuldades financeiras dos habitantes, desconhecimento geral e crenças culturais são os principais fatores que fazem com que a doença, na maioria dos casos, não seja detectada a tempo de a combater com sucesso.

Partilhar artigo:

Mais notícias